quarta-feira, 13 de abril de 2011

Levantamento planialtimétrico

Consiste em coletar os dados de campos que formam a planialtimetria do terreno, com ele temos condições de amarrar a situação do lote em função das vias públicas, coletar dados sobre redes pluviais, sanitárias e elétricas, dessa forma podemos planejar e desenvolver o projeto em si, bem como conhecer os desníveis do terreno, no caso do meu, em declive (cai para o fundo do lote)

Qual o custo disso? Em geral cobra-se 1 (um) salário para um levantamento planialtimétrico em um lote de 360m2, podendo variar dependendo da sua localidade. Outros fatores podem alterar o custo desse trabalho, como distância, terreno sujo (mato alto), ou ainda terreno muito acidentado.

Eu particularmente prefiro um terreno assim, dá condições de se construir com níveis que ao final se "mostram" interessantes, muitas pessoas cometem o erro de enterrar suas casas nesse tipo de terreno, seja para reduzir custos, seja por falta de conhecimento, ou até mesmo por falta de contratar um profissional qualificado para orientar e desenvolver o projeto.

Segue uma foto do terreno após a limpeza. Para que compreendam melhor o levantamento planialtimétrico, estou postando também uma seção transversal, essencial para o projeto arquitetônico, bem como para o projeto de terraplenagem.

Vejam que a foto foi tirada do fundo do lote, nesse caso tenho um caimento de 3,14 m em relação ao nível da rua, ótimo né? praticamente um pé direito (altura do piso em relação a laje)
Acima uma seção transversal obtida com o levantamento planialtimétrico, onde consta o projeto de terraplenagem, as linhas de corte e aterro.

Qual o custo disso? Nesse caso é bem difícil falar para vocês o preço de projeto, como diz um amigo meu "vareia" muito em função de inúmeros fatores, cada região e cada profissional terá seus preços. Em média R$ 800,00.

Saibam que o interessante em um projeto de terraplenagem é sempre a compensação entre corte e aterro, explico: quando falamos em corte e aterro entra uma questão que pode encarecer bem a sua obra, que é terra para aterro, quando você consegue equilibrar isso, você reduz esse custo, em média um caminhão de terra fica em torno de 60,00 a 100,00 reais dependendo da distância do transporte.

A conta é simples, vejam no meu caso em específico:

Tenho:
Corte:  101,168 m3
Aterro: 169,065 m3

Como você imagina isso?

169,065 - 101,168 = 67,897 m3 (seria isso que eu precisaria de terra? errado)

Quando cortamos um terreno, temos o que chamamos de empolamento, cada material tem seu grau de compactação, o terreno natural (do jeito que o papai do céu entregou) está com o que chamamos de compactação natural, nesse caso a conta correta é:

169,065 m3 / .8 = 211,331 m3 esse será o volume para aterrar, se cortei 101,168 m3 ainda vou precisar de 110,163 m3 de terra, vejam que no meu caso não houve compensação entre corte e aterro, nesse caso preciso de 8 caminhões de terra, considerando caminhões de 15 m3 (que na verdade nunca trazem os 15, mais sim entre 13 a 14 m3)

Então é isso! devagar vamos desenvolvendo o blog, abraços a todos, fiquem com Deus!

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, estava a procura justamento de um exemplo deste tipo de planta para um projeto aqui em Curitiba. Gostaria de saber se possível como seria a planta baixa deste corte, seria necessária também para retirar a licença de corte e aterro?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, foi muito bom este post. Estava com dúvida justamente nesse assunto para a minha matéria da faculdade!

    ResponderExcluir